• Celso Soares

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato

Atualizado: há 4 dias

As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços. Mas as facetas são um tratamento irreversível, de modo que sua colocação envolve uma grande decisão. Antes de a pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para essa pessoa, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas.

O que são facetas?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural." Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

Por que as facetas são usadas em Odontologia?

As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas ou os aparelhos.Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

Facetas de porcelana

O material mais comum usado para as facetas são as de porcelana e a faceta de resina composta.

Colocação de facetas

O processo típico envolve uma ou duas consultas dependendo do número de facetas a serem realizadas. Vamos nos concentrar em destacar a colocação da faceta de porcelana realizada com o sistema CAD/CAM Cerec:

  1. A anestesia local nem sempre é necessária para a colocação de facetas. Entretanto, dependendo da sensibilidade do paciente, ela pode ser usada, se necessário. O dentista deverá limpar o dente e determinar o formato correto para a faceta. Ele removerá uma quantidade muito pequena do esmalte para fornecer espaço para a colocação da faceta no dente.

  2. É feito o escaneamento intra-oral dos dentes para confecção das facetas de porcelana e uma faceta temporária será colocada nos dentes.

  3. Quando as facetas estiverem prontas, a faceta temporária será removida e o dente será limpo com pedra-pomes e água. A faceta receberá um tratamento de superfície , lavada completamente com água e secada. Coloca-se o adesivo na preparação e depois o cimento e a faceta são colocados para o ajuste e o contorno corretos.

  4. A seguir a faceta é tratada durante 60 segundos com luz em toda a sua superfície para colagem à estrutura do dente.

  5. O dentista removerá o material em excesso e fará o polimento das margens da faceta.

  6. Muitos dentistas programam consultas de acompanhamento para verificar o conforto; uma faceta confortável terá longa duração.

Cuidados com as facetas

Deve-se escovar e usaro fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil por muitos anos.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo