top of page
  • Writer's pictureCelso Soares

Facetas de Porcelana? Tire suas dúvidas!

Updated: Feb 1, 2021

São lâminas bem finas de porcelana (de 0,3 a 0,5mm de espessura) utilizadas para melhorar o contorno, forma, textura, posição e cor dos dentes anteriores melhorando assim o sorriso do paciente.



Por que se utiliza porcelana?

São materiais muito parecidos como o esmalte dental do ponto de vista estético e atualmente possuem resistência muito superior além de manterem o brilho e não sofrerem alterações de cor comparado a outros materiais como as resinas.


Quando são indicadas?

São indicadas quando os dentes anteriores:

– dentes quebrados ou lascados

– dentes desgastados por bruxismo ou idade

– dentes com pequenas alterações de posição

– dentes muito restaurados ou com restaurações muito grande

– dentes com alterações de cor

- dentes com má-formação anatômica



Quanto tempo demora para ficar prontas?

Com a nova tecnologia CAD-CAM Cerec®, elas podem ser feitas em pouco tempo, muitas vezes em apenas um dia! Se iniciado logo pela manhã,  pode ser finalizado no final da tarde.


São duráveis?

É difícil estimar o quanto pode durar um tratamento protético. Mas, segundo estudos, o índice de sucesso é de aproximadamente 95% em 10 anos. Preciso desgastar meus dentes?

Sim, na maioria dos casos o desgaste é mínimo (entre 0,3 e 0,5mm), exceto se houver uma alteração muito grande da cor do dente que precise de correção. Nestes caso ser necessário um desgaste um pouco maior dando espessura de porcelana suficiente para esconder a mancha.


Posso fazer facetas com o objetivo de apenas clarear os dentes?


Sim, principalmente em casos onde os clareamentos convencionais não foram eficazes.


Se elas são de porcelana e tão finas, elas podem quebrar?

Isso pode acontecer afinal, acidentes acontecem! Mas, com as porcelanas atuais de Silicato de Lítio e Zircônia, são muito mais resistentes e este risco é muito menor.


Vai mudar minha aparência. Como posso saber se vou gostar dos resultados?

Através de um método chamado DSD (Digital Smile Design)  onde o dentista pode simular através de programas de computador e um molde e uma resina especial, o novo sorriso do paciente. Desta forma o paciente pode fazer uma “prova” de seu novo sorriso antes mesmo de fazer os desgastes. Caso seja necessário fazer qualquer alteração elas pode ser feitas nesta fase o que torna este tratamento bastante previsível para o dentista e para o paciente.

5 views0 comments
bottom of page