Realizar a higiene bucal deve ser uma tarefa diária, com três horários, no mínimo, no nosso dia para fazê-la. Como você costuma escovar os dentes? Ter um sorriso bem cuidado ajuda a evitar os problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e tártaro, além daquele mau hálito desagradável que ninguém quer ter de manhã. Sendo assim, a escova e o fio dental são seus principais aliados para garantir uma boa saúde bucal. Mas será que você tem feito uma higiene correta? Que tal aprender de uma vez por todas o passo a passo? O Sorrisologia explica os principais cuidados com os dentes e dicas de escovação.
Escolhendo a escova de dentes

As mais macias e de cabeças menores são ideais para não machucar a gengiva ou desgastar os dentes. Por isso, o modelo, geralmente, é o mais recomendado pelos dentistas. E a cabeça da escova de dentes deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes. Cabos emborrachados dão mais firmeza para que a escova não escorregue de nossas mãos durante a escovação.
Escolhendo o creme dental
A variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados é tão grande que deixa a gente perdido. Mas é muito importante, e todos os dentistas indicam, que eles contenham flúor para ajudar no controle da cárie. Uma quantidade do tamanho do grão de uma ervilha é ideal para deixar sua boca limpíssima sem desperdício. Uma grande quantidade de espuma não é um sinônimo de uma boa higiene bucal. E ainda, ela pode ser até capaz de atrapalhar a realização da limpeza ideal.
Como escovar os dentes corretamente?

Para uma escovação eficiente, divida sua boca em quatro partes (superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo) e escove sem pressa. Uma boa escovação leva por volta de 3 minutos. Faça movimentos de vai-e-vem em todas as superfícies dos dentes sem colocar muita força e velocidade para não machucar a gengiva. Ao final, escove a língua suavemente.
Use o fio dental todos os dias!

Ele não serve só para tirar alimentos que sentimos presos entre os dente. Devem ser usados sempre para remover placa bactériana que não sentimos e que provocam cáries e acúmulo de tártaro entre os dentes. Corte 40 cm de fio, enrole nos dedos médios e use os polegares para deslizar suavemente entre os dentes. Cuidado para não pressionar e machucar a gengiva. Nunca use uma mesma parte do fio para limpar dois espaços diferentes.
Enxaguante Bucal
Se você cumpriu todo os passos acima, parabéns! Já está acabando. O enxaguante bucal é o toque final na escovação perfeita, só precisa de alguns cuidados. Escolha algum com flúor na fórmula e prefira o bochecho ao gargarejo, já que engolir enxaguante por acidente pode ser prejudicial à sua saúde. Depois de cuspir, não lave a boca com água para não minimizar o efeito. Ficar por dentro de todas as etapas e cuidados sobre higiene bucal é a garantia de um sorriso livre de problemas.
Comments