top of page
  • Writer's pictureAna Lucia F. Soares

O que é Sensibilidade dentinária?

Updated: Oct 13, 2021

É um distúrbio que acomete cerca de 25% da população e causam dor ao ingerir alimentos frios quentes e em alguns casos, alimentos ácidos.


Qual é causa esta sensibilidade?

A causa mais comum desta sensibilidade é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival causada pela idade ou doenças periodontais. 
Também pode ser causada por um desgaste ou fratura do esmalte de algum dente, ou uma cárie em estágio avançado. O que todos estes casos tem em comum é a exposição de milhares de canalículos microspópicos na dentina do dente ao meio bucal. O calor ou o frio dos alimentos estimulam esses canalículos que levam o sinal até a polpa e o paciente sente a dor.


Como saber se meus dentes são sensíveis? Qualquer sintoma doloroso nos dentes ao calor ou frio, deve ser investigada. Pois é um sinal de que algo não está bem com a estrutura do órgão dental.


Existe tratamento para dentes sensíveis?

Em primeiro lugar, fale com seu dentista. A sensibilidade dentária pode ser tratada, ou curada, em 99% dos casos. O dentista pode aplicar flúor em gel, verniz ou prescrever um enxaguatório bucal com flúor. Existem também no mercado cremes dentais com baixa abrasividade e formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. O dentista poderá indicar quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade em específico. Tenha cuidado com a escovação para evitar que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, escovas com cerdas muito duras, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados ou excessivamente justos podem também levar à abrasão dental. Evite também alimentos muitos ácidos como limão, laranja, abacaxi, refrigerantes, entre outros que podem agravar a sensibilidade ou interferir no tratamento prescrito pelo cirurgião-dentista. Nos casos onde a sensibilidade é causada por fraturas ou desgastes do esmaltes ou por cárie, o tratamento é restaurador podendo ser resolvido facilmente com restaurações estéticas de resina fotopolimerizáveis. 
Em todos estes casos, alimentos ácidos como por exemplo: refrigerantes, frutas cítricas, etc devem ser evitados pois podem agravar a sensibilidade dentária e diminuir a eficácia dos tratamentos anti-sensibilidade.

Quais outros problemas esta sensibilidade pode causar? Ignorar os dentes sensíveis pode fazer com que o paciente inconscientemente não faça sua higiene oral de forma adequada, especialmente as áreas mais sensíveis, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

1 view0 comments
bottom of page